Bem Vindos!

Nesse blog vocês encontrarão informações sobre as atividades realizadas durante os PIPEs, a organização do seminário PIPE 7, dentre outras informações.

Professores, deixem seus comentários sobre suas experiências com os PIPEs aqui no nosso blog.


quinta-feira, 18 de junho de 2009

Os PIPEs...

Olá a todos que tem acompanhado o nosso Blog!


Com a proximidade do I Seminário dos PIPE's, resolvemos resgatar um pouco do caminho que percorremos, até chegar no PIPE 7. Segue abaixo um resumo das atividades realizadas em cada PIPE:


PIPE 1


Em PIPE 1, recebemos muitas informações específicas sobre o curso de Ciências Biológicas, conhecemos a universidade, as normas acadêmicas, nossos direitos e deveres dentro da instituição, as atividades de extensão e cultura, além do campo de atuação do biólogo.





PIPE 2


Durante o PIPE 2, verificamos experimentalmente os fenômenos físicos estudados em sala de aula, utilizando os recursos disponíveis no laboratório de aulas práticas de Física da UFU. Ao final da disciplina, apresentamos experimentos confeccionados com materiais de baixo custo, os quais poderiam ser utilizados em aulas de Física, não só pelo professor, mas também serem construídos pelos próprios alunos das escolas.



PIPE 3


Na disciplina PIPE 3 foram abordados conteúdos relacionados à Embriologia com caráter de disciplina especifica. Ao final foram elaborados materiais didáticos direcionados ao 1° ano do Ensino Médio abordan do assuntos relacionados à embriologia. O material confeccionado foi apresentado e avaliado em sala de aula pela professora responsável e pelas professoras da área de educação.




PIPE 4


O PIPE 4 foi dividido em dois momentos. No primeiro foram planejadas e executadas diversas oficinas pedagógicas sobre a temática ecologia, desenvolvidas com alunos do ensino fundamental nas dependências do Campus Umuarama. No segundo momento, realizamos uma visita orientada ao Parque Nacional da Serra da Canastra com o propósito de conhecer os aspectos envolvidos no planejamento e execução de uma excursão, além de aprender como professor(a) e alunos(as) devem se portar nesse tipo de atividade.


PIPE 5


A disciplina PIPE 5 teve como base os conteúdos de Zoologia. Além de análises de livros didáticos utilizados no Ensino Fundamental e observações de aulas em ambiente externo à escola, também foram planejadas e aplicadas oficinas para alunos de diversas escolas da cidade.




PIPE 6


Neste PIPE, ficamos responsáveis por planejar e executar uma aula teórica e uma aula prática com temas relacionados à Botânica. As aulas foram apresentadas para o professor e alunos da disciplina, buscando adequá-las para o nível de Ensino Médio. Houve também a análise e discussão de alguns livros didáticos de Biologia na abordagem do conteúdo de botânica.




PIPE 7


Possui como principal objetivo expor as experiências e resultados dos estudos e pesquisas desenvolvidas ao longo do curso nos diversos Projetos Integrados de Práticas Educativas (PIPEs). Convida os graduandos a participarem de momentos de reflexão sobre a formação do educador em Ciências e Biologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário